Diretoria de Assuntos Culturais da UFMA recebe a exposição  ‘’Ikiru Erê Ubuntu’’

O Espaço Gentil (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, n°782) receberá a exposição ‘’Ikiru Erê Ubuntu’’, idealizada pelo artista multimídia Tairo Lisboa. A mostra estará em cartaz entre os dias 22 de junho e 22 de julho e pode ser visitada gratuitamente de 8h às 12h e de 14h às 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados. As visitas em grupo podem ser agendadas pelo e-mail tairolisboa@gmail.com

A exposição será aberta na quarta-feira (22), a partir das 9h30, e contará com a participação do grupo de capoeira ”Mandingueiros do Amanhã’’, comandado por mestre Bamba.

A iniciativa é da Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (DAC – PROEC – UFMA). A exposição de Tairo Lisboa é composta de desenhos, pinturas em papel, lambe-lambe, stencil, brinquedos artesanais, fotografias de ações artísticas em comunidades rurais e urbanas e obras interativas influenciadas pelas artes ancestrais do período rupestre. 

Tairo Lisboa afirma que ‘’Ikiru Erê Ubuntu apresenta ao público um espaço expositivo, permissivo, criativo, interativo, solidário e afetivo, revigorando o espírito da criança dentro de cada um, potencializando a liberdade lúdica que a criança ‘Erê’ apresenta diante do mundo’’. O artista acrescenta que ‘’Ser Ubuntu é ter a consciência que é impossível viver no mundo sozinho e ser feliz. Esse é o ponto de partida e inspiração da exposição.’’

A exposição contará ainda com espaços dinâmicos para práticas de desenho. Serão realizadas oficinas de aplicação de lambe-lambe e stencil, com a finalidade de compartilhar experiências e promover a linguagem da arte urbana.

Confira o catálogo da exposição.

Tairo Lisboa

Tairo Lisboa é artista multimídia residente em São Luís – MA e brincante da cultura popular maranhense. Realiza trabalhos que se conectam com o poético e o lúdico presentes nas tradicionais brincadeiras regionais, a exemplo do samba, tambor de crioula, dança do Pela Porco, capoeira, bumba meu boi e outras manifestações. Atualmente é Cazumbá no Boi da Floresta e também realiza a perfomance Ikiru_Erê_Cazumbá, voltada para crianças.