Pesquisa Exata aponta cenário para as Eleições 2022

A Empresa Pesquisa EXATA divulgou nesta sexta-feira (01) a pesquisa sobre a intenção de votos da população para diversas candidaturas nas eleições de 2022. A pesquisa foi realizada com 1432 entrevistados, com idade a partir de 16 anos, residentes nas Regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Central do Maranhão e Grande São Luís, no período de 24 a 28 de Setembro de 2021.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos.

A primeira pergunta foi “A próxima eleição para Presidente será ano que vem. Mas se a eleição fosse hoje, em quem o sr(a) votaria?”. Em primeiro lugar está Lula com 62% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro com 17%. Ciro Gomes aparece com 6% e Sérgio Moro com 2% e João Doria com 1%. Nenhum/branco/nulo marcou 8%. Não sabem ou não respondeu 4%.

Ao serem perguntados “se a eleição fosse hoje, em quem o sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum?”, a pesquisa apontou que 65% não votariam em Jair Bolsonaro, 25% em João Dória e 25% também em Sérgio Moro. 21% não votariam em Lula, 19% em Ciro Gomes. 1% votariam em todos e 7% não votaria em nenhum. 2% não soube ou não respondeu.

A pesquisa também consultou, de forma espontânea, o eleitor sobre a eleição para Governo do Estado. Ao serem questionados “Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje, em quem o sr(a) votaria?”, 10% votaria em Flávio Dino, 6% em Roseana Sarney, 5% em Weverton Rocha. Dr. Lahésio, Edivaldo Holanda Jr. e Roberto Rocha tiverem individualmente 2% das intenções de voto. Carlos Brandão aparece com 1% e Josimar do Maranhãzinho também com 1%. 1% votaria em outros candidatos, 2% em nenhum deles e 68% não sabem.

Em quatro cenários estimulados diferentes, foi questionado: “Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria?”. Os resultados foram:

A pesquisa também mostrou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum se a eleição fosse hoje. Confira:

Também foi avaliado o cenário para a próxima eleição para Senador, que perguntou: “Se a eleição fosse hoje, em qual desses políticos o sr(a) votaria?”. No cenário estimulado, o Governador Flávio Dino aparece com 40% dos votos, seguido pela Ex-Gov. Roseana Sarney com 22%, Senador Roberto Rocha com 12% e Edivaldo Holanda Júnior com 6%. O deputado Josimar do Maranhãozinho aparece com 6% e o deputado Othelino Neto com 3%. 5% votariam em nenhum, branco ou nulo. Já 6% não souberam ou não responderam.

Em um cenário de disputa para Senador entre Flávio Dino e Roseana Sarney e Flávio Dino e Roberto Rocha, os resultados foram:

A pesquisa também mostrou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum se a eleição para Senador fosse hoje.

Os entrevistados também tiveram a oportunidade de avaliar a gestão do Governo Flávio Dino.