Aprovado projeto que garante treinamento de primeiros-socorros a pais de recém-nascidos

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (28), em primeiro turno, o Projeto de Lei 338/2021, de autoria do deputado Ciro Neto (PP), determinando que hospitais e maternidades localizados no Maranhão ofereçam a pais ou responsáveis de recém-nascidos orientações e treinamento para primeiros-socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.

De acordo o PL, as orientações e o treinamento serão ministrados antes da alta do recém-nascido e é facultado a pais e responsáveis a adesão ao treinamento oferecido pelos hospitais e maternidades. Essas unidades de saúde deverão afixar, em local visível, uma cópia da lei.

Pré-natal

Os hospitais e maternidades também deverão informar a existência e disponibilidade do treinamento durante o acompanhamento pré-natal. Os estabelecimentos também poderão optar por fornecer treinamento para primeiros-socorros individualmente ou em turmas, que poderá ser ministrado por qualquer profissional da área da saúde, com carga horária definida pelo estabelecimento hospitalar.

Criança salva

No fim de semana, uma criança de um mês e 15 dias foi salva por policiais militares na região da Cidade Operária. De acordo com relatos dos militares, eles foram abordados por um carro e uma mãe desesperada com uma criança nos braços. A criança estava desfalecida e roxa, após se engasgar com leite materno.