Governo lança campanha Setembro Amarelo e destaca cuidados com a saúde mental

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou oficialmente, nesta sexta-feira (10), a campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio, prática geralmente associada à depressão.

Este ano, o tema da campanha é “Liberte-se, ame-se. Cuide da sua saúde mental!”, e o público-alvo é a população maranhense, com foco especial aos profissionais de saúde, bem como aos usuários dos serviços de saúde mental, suas famílias e toda a rede de suporte.

O superintendente de Atenção Primária da SES, Márcio Menezes, ressalta a importância do cuidado com a saúde mental. “Mais uma vez, a Secretaria de Estado da Saúde tem voltado as suas atenções para a saúde mental, desta vez, após a fase crítica da pandemia. Pois sabemos que, durante o período pandêmico, tivemos um aumento muito grande nos problemas de saúde mental, como ansiedade, síndrome do pânico e depressão”, afirma o superintendente Márcio Menezes.

A abertura da campanha acontece na data alusiva à Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro. “Estamos destacando a importância da saúde integral, da qualidade de vida do indivíduo e da valorização da vida, através de uma proposta de estabelecimento de práticas e hábitos saudáveis, focando na saúde emocional e na saúde mental da população”, explica a coordenadora do Departamento de Saúde Mental da SES, Isabelle Rêgo.

O lançamento aconteceu na Praça Mestre Antônio Vieira, no bairro do Monte Castelo, em São Luís, e ofereceu vários serviços como avaliação e orientação psicológica; atendimento da Farmácia Viva; verificação de glicemia e pressão arterial; testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite; Testagem para Covid-19; ginástica laboral; atividade funcional; tai chi chuan; e exposição de oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial.