Balsas vence e segue vivo; Limoeiro e Minas avançam

A rodada desta terça-feira (7) era decisiva para o Balsas Futsal (MA) seguir vivo na Taça Brasil de Futsal Masculino Sub-17 – Divisão Especial, competição nacional promovida pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e que está sendo realizada na cidade de São Luís. O time maranhense precisava vencer o Avaí (PB) para chegar à última rodada dependendo de suas próprias forças para se classificar às quartas de final. E, na raça e com doses extras de emoção, o Balsas mostrou força e conseguiu uma vitória de virada por 6 a 2. A partida foi realizada no Ginásio da Apcef, no bairro do Calhau.

Apesar de ter feito bons jogos na Taça Brasil nas primeiras rodadas, o Balsas vinha de duas derrotas e precisava se recuperar diante da equipe paraibana. E, com esse espírito, o time maranhense começou melhor o duelo. Criou boas chances, mas pecava nas finalizações. Melhor para o Avaí, que aproveitou para abrir o placar com Damasceno: 1 a 0.

Mesmo em desvantagem, o Balsas buscava o empate, mas o marcador só foi alterado no início da segunda etapa. Enzo deixou tudo igual: 1 a 1. Na sequência, Natan marcou mais duas vezes e deixou o time maranhense mais perto da vitória. O Avaí não se entregou e conseguiu diminuir com Cauê: 3 a 2.    

O gol dos paraibanos deixou o jogo tenso. As duas equipes procuravam o ataque, mas foi o Balsas quem foi mais eficiente. André, Natan e José foram às redes para garantir a vitória maranhense por 6 a 2, que agora depende de um triunfo sobre o Santa Cruz de Araguaína (TO), nesta quarta-feira (8), para chegar às quartas de final da Taça Brasil Sub-17. O Avaí encerra sua participação na fase de grupos com 3 pontos ganhos.

Limoeiro e Minas nas quartas

As equipes do Limoeiro (CE) e do Minas (MG) se deram bem na rodada desta terça-feira (7), venceram seus compromissos e se garantiram nas quartas de final da Taça Brasil Sub-17. Pelo Grupo B, a equipe cearense superou o Santa Cruz de Araguaína (TO) por 4 a 2. O triunfo de virada manteve os 100% de aproveitamento ao time do Ceará, que chegou aos 9 pontos ganhos, mesma pontuação do Por do Sol (PR), que folgou na rodada.

Nesta quarta-feira (8), Limoeiro e Por do Sol se enfrentam para definir a liderança da chave. As duas equipes não podem ser alcançadas pelos demais times do grupo e agora vão aguardar o término da fase classificatória para conhecer seus adversários nas quartas de final.

Quem também está nas quartas de final é o time do Minas. Os mineiros foram impecáveis diante do CAD Juventude do Corado (MA) e aplicaram uma sonora goleada: 11 a 4.

Com o triunfo diante dos maranhenses, o Minas assumiu a liderança do Grupo A com 6 pontos e já assegurou uma das duas vagas diretas para as quartas de final. Nesta quarta, os mineiros encaram o Uirapuru (MT) e precisam de um ponto para terminar a fase de grupos com a melhor campanha da chave.

Outros resultados

Pelo Grupo C, o Remo (PA) e o Santa Cruz (PE) conseguiram suas primeiras vitórias na competição e chegam à última rodada com boas chances de chegar às quartas de final. Os paraenses derrotaram o Vivaz (RR) por 5 a 3, enquanto os pernambucanos golearam o Tremendão (BA) por 4 a 0.

Já pelo Grupo A, o Olaria (RJ) se recuperou em grande estilo do revés sofrido na rodada passada. A goleada por 8 a 1 sobre o Uirapuru (MT) deixou os cariocas a uma vitória de avançar às quartas de final.

Próximos jogos

A Taça Brasil de Futsal Masculino Sub-17 – Divisão Especial prossegue nesta quarta-feira (8) com a realização de seis partidas a partir das 9h30, no Ginásio da Apcef. O primeiro jogo da rodada será entre Santa Cruz (PE) x Vivaz (RR). Na sequência, às 11h15, tem Remo (PA) x Tremendão (BA) e, às 13h, a bola rola para Minas (MG) x Uirapuru (MT). À tarde, a partir das 14h45, tem os seguintes jogos: Limoeiro (CE) x Por do Sol (PR), CAD Coroado (MA) x Olaria (RJ) e Balsas Futsal (MA) x Santa Cruz de Araguaína (TO). Todas as partidas terão transmissão ao vivo pelo canal do Balsas Futsal no Youtube e pelo Facebook da CBFS.

A 13ª edição da Taça Brasil de Futsal Masculino Sub-17 – Divisão Especial conta com a participação de 13 clubes, de 12 Estados brasileiros distribuído em três grupos, sendo dois com quatro clubes e um com cinco times. Os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final, além dos dois melhores terceiros colocados no geral.

Vale destacar que esta edição do torneio conta com os patrocínios do governo do Estado do Maranhão e da Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A competição conta, ainda, com os apoios da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) e da Apcef-MA.

GRUPOS

Grupo A

Olaria (RJ)

CAD (MA)

Minas (MG)

Uirapuru (MT)

Grupo B

Por do Sol (PR)

Limoeiro (CE)

Avaí (PB)

Santa Cruz de Araguaína (TO)

Balsas Futsal (MA) (Sediante)

Grupo C

Remo (PA)

Santa Cruz (PE)

Tremendão (BA)

Vivaz (RR)

TABELA DE JOGOS

1ª Rodada (4/9/21 – Sábado)

Por do Sol (PR) 4 x 0 Santa Cruz de Araguaína (TO)

Limoeiro (CE) 9 x 0 Avaí (PB)

2ª Rodada (5/9/21 – Domingo)

Avaí (PB) 7 x 1 Santa Cruz de Araguaína (TO)

Balsas Futsal (MA) 3 x 5 Por do Sol (PR)

3ª Rodada (6/9/21 – 2ª Feira)

Tremendão (BA) 0 x 0 Vivaz (RR)

Remo (PA) 2 x 2 Santa Cruz (PE)

Minas (MG) 4 x 3 Olaria (RJ)

Por do Sol (PR) 2 x 0 Avaí (PB)

CAD Coroado (MA) 2 x 1 Uirapuru (MT)

Balsas Futsal (MA) 1 x 3 Limoeiro (CE)

4ª Rodada (7/9/21 – 3ª Feira)

Vivaz (RR) 3 x 5 Remo (PA)

Santa Cruz (PE) 4 x 0 Tremendão (BA)

Uirapuru (MT) 1 x 8 Olaria (RJ)

Limoeiro (CE) 4 x 2 Santa Cruz de Araguaína (TO)

CAD Coroado (MA) 4 X 11 Minas (MG)

Balsas Futsal (MA) 6 x 2 Avaí (PB)

5ª Rodada (8/9/21 – 4ª Feira)

9h30 – Santa Cruz (PE) x Vivaz (RR)

11h15 – Remo (PA) x Tremendão (BA)

13h – Minas (MG) x Uirapuru (MT)

14h45 – Limoeiro (CE) x Por do Sol (PR)

16h30 – CAD Coroado (MA) x Olaria (RJ)

18h15 – Balsas Futsal (MA) x Santa Cruz de Araguaína (TO)

Quartas de Finais (9/9/21 – 5ª Feira)

14h – 1º Classificado Grupo C x 2º Classificado Grupo A

15h45 – 1º Classificado Grupo A x 1º Melhor índice técnico entre os 3º classificados

17h30 – 1º Classificado Grupo B x 2º Melhor índice técnico entre os 3º classificados

19h15 – 2º Classificado Grupo B x 2º Classificado Grupo C

Semifinais (10/9/21 – 6ª Feira)

15h – Vencedor grupo “D” x Vencedor grupo “F”

16h45 – Vencedor grupo “E” x Vencedor grupo “G”

Final (11/9/21 – Sábado)

11h – Vencedor Semifinal 1 x Vencedor Semifinal 2