Governo lança Campanha Setembro Verde e alerta para a importância da doação de órgãos

O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (1º), o lançamento da campanha Setembro Verde, que este ano tem como tema “Doar órgãos é vencer o tempo”. A proposta da campanha é promover ações com o objetivo de esclarecer e sensibilizar a população quanto ao processo de doação e transplante de órgãos. Atualmente, 984 pessoas estão na fila de espera aguardando por um transplante de órgão no Maranhão.

Dados

A campanha visa sensibilizar a população. Em 2015, foram registrados 18 doadores; em 2016, foram 16; 2017 e 2018 registraram 14 doadores; em 2019 foram registrados 10 doadores; e em 2020, apenas sete. Com a pandemia da Covid-19, o número de transplantes diminuiu. Em 2019, foram registrados 25 transplantes de rim, 3 de fígado, 200 de córnea e 2 de tecidos ósseos. Já em 2020, foram 11 transplantes de rim, 2 de fígado, 162 de córnea e seis de tecidos ósseos.

De acordo com a Central Estadual de Transplantes (CET-MA) no primeiro semestre de 2021 foram realizados três transplantes de rim, um transplante de fígado e 77 transplantes de córnea. 

De acordo com a médica nefrologista e coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Maria Inês de Oliveira, “Enquanto a média nacional de negativa familiar é de 44%, no Maranhão, esse percentual foi de 68% em 2020. Isso faz com que a gente se mobilize, principalmente durante a campanha do Setembro Verde, para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação”, explica a coordenadora. 

Amélia Borges Soeiro de 51 anos conta que há sete anos realiza o tratamento de hemodiálise três vezes por semana e aguarda por um transplante de rim. “Essa é a segunda vez que meu nome é inserido na fila para transplante. A espera é muito cansativa, um dia estamos bem, no outro dia não. Essa situação é muito difícil, mas tenho certeza que Deus está no controle de tudo e minha hora vai chegar. Vai aparecer um filho de Deus que vai me tirar desse sofrimento”, diz a dona de casa Rosa Amélia.

Com Informações do Governo do Maranhão