Novo centro cirúrgico do Hospital Aquiles Lisboa ultrapassa mais de 100 cirurgias na capital

Após a ampliação de leitos e a inauguração de um novo centro cirúrgico com duas salas, o Hospital Aquiles Lisboa tem se tornado uma importante unidade de saúde da capital maranhense. Em um mês, o espaço já possibilitou a realização de 124 cirurgias. A maioria das cirurgias realizadas é da área de urologia, mas a unidade também promove cirurgias gerais como colecistectomia, histerectomia, gastrostomia, dentre outras.

Os investimentos na unidade beneficiaram a dona de casa Iraneide Vilanova Cardoso Costa, de 45 anos. A paciente foi atendida na UPA do Araçagy e encaminhada ao Hospital Aquiles Lisboa para a cirurgia de retirada da vesícula. Prestes a receber alta, Iraneide contou que o atendimento na unidade é diferenciado.

“Perdi muito peso, sentia muita dor. Foi feita a minha cirurgia, graças a Deus, e nunca imaginei que teria um hospital desse aqui em São Luís. Nem meu irmão, que mora em Cuiabá, tinha visto lá um atendimento igual a esse aqui. Os médicos são todos excelentes e o hospital é limpo. O atendimento é muito bom. Não tenho que reclamar de nada. Acabou meu sofrimento”, disse aliviada.

O diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Fernando Corrêa, explica que os investimentos foram inicialmente realizados para prestar assistência a casos de Covid-19. Com a redução da internação por conta da doença, os leitos vêm sendo utilizados para normalizar o atendimento cirúrgico na Grande Ilha.

“Aqui na unidade, o paciente tem a oportunidade de fazer todos os exames necessários em um único dia. Contamos com cardiologia para exames de risco cirúrgico e laboratório para o pré-operatório, além de especialidades cirúrgicas. Neste primeiro mês de atendimento no centro cirúrgico da unidade, realizamos mais de 100 cirurgias, meta que pretendemos dobrar nos próximos meses”, diz o diretor clínico da Emserh, Fernando Corrêa.