Hemomar mobiliza população para doação de sangue em São Luís

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) está mobilizando a população ludovicense para doação de sangue nesta sexta-feira (27), pois o local vem funcionando nos últimos meses com estoques de sangue em situação crítica.

Nos últimos dias, quase todos os tipos estão com quantidades abaixo do ideal, e na última quarta-feira (25), o único tipo sanguíneo em situação adequada era o B-. Durante a pandemia, a situação crítica do estoque se agravou, mesmo que o centro estivesse funcionando seguindo todos os protocolos de saúde necessários.

Para participar da doação, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Adolescentes entre 16 e 17 anos podem doar, desde que estejam acompanhados do pai, da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

O Hemomar funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h. Existem hemonúcleos também em Santa Inês, Caxias, Balsas, Pedreiras, Codó, Imperatriz e Pinheiro.