Curta maranhense recebe dois prêmios no Festival de Cinema de Gramado

O filme curta-metragem maranhense “Quanto Pesa”, dirigido por Breno Nina, foi vencedor dos prêmios de Melhor Atriz por Tieta Macau e Melhor Desenho de Som por Breno Nina na 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado 2021, na categoria de Curtas-Metragens Brasileiros. O júri nesta categoria foi composto pelo realizador do evento Marco Antônio Pereira, pela cineasta Janaina Oliveira Re.Fem, pelo diretor Ulisses Arthur, a diretora de arte Valéria Verba e a atriz Elisa Volpatto.

O festival foi realizado de 13 a 21 de agosto deste ano, no formato online pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia. A Cerimônia de Premiação, chamada de “A Entrega dos Kikitos” aconteceu no último sábado (21), respeitando os protocolos de segurança e sem a presença do público.

Neste ano, 893 filmes fizeram a inscrição para participar das mostras competitivas, mas apenas 52 foram selecionados: quatro Longas-Metragens Estrangeiros, sete Longas-Metragens Brasileiros, três Longas-Metragens Gaúchos, 14 Curtas-Metragens Brasileiros e 24 Curtas-Metragens Gaúchos.

Tieta Macau, vencedora do Prêmio de Melhor Atriz na categoria de Curtas-Metragens Brasileiros, falou em suas redes sociais sobre a resistência da sua categoria em meio às dificuldades que a cultura enfrenta nos últimos anos, e parabenizou toda a equipe pelo prêmio recebido.