Moradores comemoram nova realidade com entrega da Ponte Boca Rica em Paço do Lumiar

Os moradores de Iguaíba e Itatuaba, em Paço do Lumiar, destacaram a entrega da Ponte Boca Rica que agora garante segurança e dignidade para a travessia da população. Nancy Campos, representante comunitária, fez questão de enfatizar a realidade de quando a única estrutura existente para atravessar o Rio Grande era uma ponte improvisada pelos moradores. 

“Precisávamos nos deslocar, então a opção que tínhamos era essa. Dava muito medo. Pior era que acompanhávamos as mudanças de governo e nada era feito para nos ajudar”. Agora, diz Nancy, essa fase ficou para trás. “Estamos recebendo um sonho, uma ponte que vai nos dar segurança e dignidade”, acrescentou.

A dona Lourença Santos, moradora do Iguaíba, também relatou os tempos difíceis, que agora ficaram no passado. “A situação era ruim. A gente não tinha estrada, era só areia. Nós não tínhamos uma ponte boa. A gente passava por dentro da água. No período chuvoso, a água levava tudo que vinha pela frente. Agora está bom até demais”, comemorou.

A ponte sobre o Rio Grande foi entregue oficialmente no sábado (21) pelo vice-governador do Estado, Carlos Brandão, acompanhado pelo presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Corrêa. A ação contou com a participação de moradores e autoridades políticas, como a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, e o deputado federal Bira do Pindaré.

Com a ponte, além da travessia de pedestres com segurança, veículos também passam a poder fazer o trajeto sobre o Rio Grande. “Mais um anseio da população sendo concretizado pelo Governo do Estado, por meio da AGEM. Essa nova estrutura substitui a que era utilizada anteriormente, construída pelos próprios moradores, sem nenhum tipo de segurança”, destacou o presidente da AGEM, Lívio Corrêa.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, ressaltou que conquistas como a da Ponte Boca Rica são fruto do comprometimento dos gestores públicos, que fazem parcerias em benefício da população. “Cada obra é fruto de muito esforço, mas o Governo do Estado tem sido um parceiro incansável nesse processo, o que gera benefício para todos”, disse.

Ponte Boca Rica

A Ponte Boca Rica faz a ligação entre as comunidades Iguaíba e Itatuaba. Possui 12 metros de extensão por 6 metros de largura. Foi construída em concreto armado, com guarda-corpo nos dois lados, ou seja, muretas de proteção para pedestres, também em concreto, com altura de um metro. A obra foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, e teve um investimento de R$ 328 mil.