TV Difusora transmite Mônaco e Shakhtar pelos playoffs da Champions nesta terça

Os playoffs da Liga dos Campeões vão agitar o futebol da Europa. Nesta terça-feira (17), a partir das 15h45, a TV Difusora transmite a partida de ida do confronto entre Mônaco e Shakhtar Donetsk. Para os torcedores brasileiros, o duelo entre os times da França e da Ucrânia tem um gosto especial. O jogo entre as duas equipes é o que envolve mais jogadores oriundos do Brasil.

O Shakhtar Donetsk naturalmente é o time que tem mais atletas brasileiros no elenco. A equipe ucraniana é uma verdadeira colônia do Brasil localizada no futebol europeu. Mas o Mônaco também não fica de lado. O time do principado francês conta com opções do único futebol pentacampeão do mundo.

Mônaco

Time da casa nesta primeira partida, o Mônaco tem dois brasileiros no elenco: Caio Henrique e Jean Lucas. Os dois são titulares da equipe comandada pelo técnico croata Niko Kovac. No entanto, Jean Lucas, que foi contratado recentemente, não pôde ser inscrito a tempo pelo time francês.

No Brasil, os dois jogadores tiveram trajetórias semelhantes. Ambos atuaram, por exemplo, pelo Santos e por um time carioca. Caio Henrique foi revelado no Peixe, depois teve passagens notáveis por Paraná, Fluminense e Grêmio. Jean Lucas surgiu na base do Flamengo e ganhou revelância no Alvinegro Praiano, até ser negociado com o Lyon.

O Shakhtar é conhecido desde a segunda metade dos anos 2000 como um time repleto de jogadores brasileiros no elenco. Foi assim, por exemplo, que o clube da Ucrânia conquistou a antiga Copa da Uefa (2008-09) e 12 edições da liga do país, de 2004 para cá. Atualmente, são 11 jogadores do Brasil no grupo comandado pelo técnico italiano Roberto de Zerbi – quase 13, na verdade, visto que Marlos e Júnior Moraes se naturalizaram ucranianos.

Além dos ex-jogadores de São Paulo e Santos, o grupo conta com os seguintes nomes: Dodô, Vitão, Smaily, Marlon, Marcos Antônio, Maycon, Alan Patrick, Tetê, Fernando, Pedrinho e Dentinho. Os veteranos da colônia brasileira são Alan Patrick e Dentinho. Os jogadores chegaram ao clube em 2011.