Unidade Móvel do Hemomar realiza coleta externa de sangue na Praça da Família, na Vila Nova

A próxima parada da Unidade Móvel do Hemomar será no bairro da Vila Nova, na Área Itaqui-Bacanga. A coleta está marcada para esta quinta (12) e sexta-feira (13), das 8h às 17h, o ponto de coleta será na Praça da Família, recém-inaugurada pelo Governo do Estado.

Segundo a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, as coletas externas têm ajudado a manter os estoques de bolsas do hemocentro relativamente equilibrados.

“Atualmente, quem mais nos salva é a coleta externa, pela falta de doadores mesmo, precisamos captar mais doadores, nossos estoques estão operando em baixa. Por isso que todos os meses organizamos um calendário de coletas externas e sempre estamos em busca de novos e mais parceiros”, frisou.

O ônibus do Hemomar de coleta externa foi entregue recuperado e reformado em fevereiro deste ano, ganhando novos equipamentos e adequando-se às mudanças sanitárias e de segurança. É equipado com toda a estrutura necessária para a doação segura de sangue, como setor de triagem, consultórios, cadeiras de doação, lanchonete e espaço de recuperação.

No mês de agosto, no Hemomar, diariamente estão sendo coletadas de 110 a 140 bolsas de sangue, é menos da metade da quantidade mínima aceitável para atender toda a demanda do estado, que seriam de 300 bolsas de sangue coletadas por dia. Atualmente, praticamente todos os tipos de sangue estão com estoques em uma situação crítica.

“A coleta externa acontece durante todo o ano e não pode parar mesmo em meio à pandemia, pelo contrário, devemos nos fortalecer nesta luta para ajudar nossos semelhantes que precisam de sangue. A demanda é constante e o trabalho sempre é com o objetivo de renovar o nosso estoque de bolsas de sangue”, ressaltou a coordenadora da coleta externa do Hemomar, Valma Costa.