Prefeitura segue com vacinação contra Covid-19 para população em situação de rua

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Saúde (Semus), está dando continuidade, nesta semana, à vacinação contra a Covid-19 na população em situação de rua, com a aplicação da primeira e segunda doses do imunizante. A vacinação deste grupo prioritário é uma ação da política de assistência social e de saúde preventiva da gestão do prefeito Eduardo Braide.

Nesta terça-feira (10), a ação foi realizada no Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) no bairro Cohab Anil. Na ocasião, a população foi vacinada com doses da vacina AstraZeneca. Ao todo, foram imunizados 20 usuários do serviço com a primeira dose e cinco pessoas com a segunda.

As doses foram aplicadas por uma equipe da Semus e contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal de São Luís (GMSL). De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas), Rosângela Bertoldo, para abranger a maior parte da população em situação de rua, as doses estão sendo aplicadas nas unidades de atendimento e em pontos estratégicos onde há concentração desta população.

A assistente social e coordenadora do Centro Pop Cohab Anil, Guaraci Ribeiro Moreira, reforça a importância da realização de ações de imunização da população de rua, devido a falta de iniciativa desta parte da população em procurar os postos comuns de atendimento espalhados pela capital maranhense.

“É uma parceria muito importante entre a Semcas e a Semus, principalmente para esta população de rua, que sozinha não tem iniciativa de tomar a vacina. Então, ter a vacina sendo ofertada na unidade é um avanço e faz com que muitas pessoas, que geralmente procuram esta unidade, possam ser imunizadas”, disse.