Ordem de serviço é assinada para construção da Praça da Família em Penalva

Foi assinada a ordem de serviço, nesta terça-feira (10), pelo governador Flávio Dino e o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, para o início da construção da Praça da Família, no município de Penalva, na região da Baixada Maranhense. A obra foi autorizada durante as comemorações de aniversário do município que completou 106 anos de emancipação política. 

A Praça da Família está orçada no valor de R$ 1,6 milhão e vai oferecer à população um equipamento moderno, com modelo arquitetônico de áreas de lazer presente em grandes cidades. A estrutura terá capacidade para receber as famílias e oferecer espaço para a realização de eventos esportivos e culturais.

O projeto do novo equipamento público inclui itens como instalação de mobiliário urbano, novo sistema de iluminação, fonte luminosa, pista de caminhada e paisagismo. 

O secretário Márcio Jerry destacou o trabalho do Governo do Estado em prol dos municípios maranhenses. “Além de fazer um grande trabalho pelo Maranhão e estar de mãos dadas com os municípios, o governador, Flávio Dino, é um exemplo para os prefeitos. É com esse jeito de governar, cuidando bem do povo, que temos conseguido transformar esse querido Maranhão. A força do exemplo que faz com que muitos prefeitos em todo o estado tenham também administrações exitosas, com bons resultados, e é o que vemos aqui em Penalva”, afirmou durante a solenidade.  

Além da praça, o secretário anunciou obra de pavimentação de vias urbanas que também serão executadas pela Secid, em Penalva, por meio do programa Mais Asfalto. 

Como parte da programação comemorativa, o governador entregou o Estádio Municipal Mariano Travassos de Futebol e inaugurou o prédio da Escola Militar do Corpo de Bombeiros. Também entregou 1.152 itens em kits esportivos e 20 kits feira e cestas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Outras obras

O Governo do Estado, por intermédio da Secid, está avançando com o Programa de Construção e Revitalização de Praças e Espaços Públicos em todo o Maranhão.

Em São Luís, desde janeiro deste ano, o secretário Márcio Jerry já inaugurou praças nos bairros Ponta do São Francisco, Piancó, Vila Sarney, Vila industrial, Nova República, Residencial Ribeira, Recanto dos Signos, Habitar Nice Lobão (Vila Apaco/Cidade Operária), Coroado, Turu e, recentemente, a Praça Mestre Antônio Vieira, no Monte Castelo/Retiro Natal.

Obras em andamento

Estão com obras em andamento as praças do Alto São Sebastião, no Coroadinho; Ressurreição, no Anjo da Guarda; na Vila Palmeira, pelo programa Praça da Família; no Setor 3D da Ponta do São Francisco pelo PAC; e a urbanização da orla marítima na praia do Bonfim, em São Luís; a reconstrução do Balneário Orestes Lima, em Presidente Vargas; a urbanização da Avenida Beira Rio de Colinas; e a revitalização da Lagoa do Zé Feio, em São Domingos do Maranhão.