Vigilância Sanitária vistoria escolas da rede pública estadual com foco no combate à Covid-19

A Vigilância Sanitária do Maranhão realiza inspeção em salas de aulas e ambientes escolares para verificar se estão seguindo os protocolos sanitários, normas e orientações repassadas pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e Secretaria Estadual de Saúde (SES), na retomada das aulas presenciais da rede estadual de ensino, que começaram na última segunda-feira (2).

No segundo dia de inspeção, foram fiscalizadas as escolas CE Domingos Vieira Filho, Erasmo dias, João Evangelista e CE .Joao Francisco Lisboa. Na oportunidade, o gestor do CE Domingos Vieira, Professor Saldanha, destacou que as escolas devem fazer o máximo de esforço para garantir o cumprimento dos protocolos.

“Estamos tentando de todas as formas aplicar os procedimentos de acordo com o protocolo de saúde da melhor forma possível, para termos um retorno seguro. É difícil controlar, não estamos completamente seguros, mas tudo que podemos fazer para tornar um ambiente seguro será melhor para nós e toda a comunidade”, disse o gestor.

A aluna do terceiro ano do Ensino Médio, Giovana lobato, também falou das dificuldades. “Sabíamos que seria difícil desde o começo, mas os alunos nunca desanimaram, principalmente a turma do Terceirão, pois sabemos a importância e que precisamos dessas aulas, fazendo o possível para garantir a segurança na escola e em casa”, destacou.

Nesse retorno das aulas, a SEDUC oferece serviços de acolhimento e apoio psicológicos para alunos e professores, como destaca o superintendente de participação social da SEDUC, Ismael Cardoso. “Nossos alunos estão precisando desse apoio. A SEDUC destinou o serviço para estudantes e professores para um retorno seguro, no ponto de vista sanitário e com apoio psicológico”, frisou.

O Superintendente da Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz, destacou que essa rotina será permanente e a Vigilância percorrerá as escolas públicas e privadas, buscando garantir esses protocolos sanitários e preservação da saúde para quem frequenta esse espaço.