Caminhão é apreendido com carga irregular de madeira em Imperatriz

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma caminhão transportando madeira nativa de forma irregular na Br 010 em Imperatriz. De acordo com os policiais o veículo recebeu ordem de parada e foi constatado que havia matéria-prima acima do permitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

De acordo com a PRF toda a carga era composta por madeira nativa em lascas e mourões. Ao ser solicitado os documentos necessários para o transporte foi apresentado o documento Auxiliar do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (DAMDFE) e o documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE).

A nota fiscal e a guia florestal estavam de acordo com transporte da madeira, mas o volume da carga no caminhão estava muito acima da tolerância prevista no IBAMA. Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

O caminhão e a carga permaneceram retidos na Unidade Operacional da PRF de Imperatriz à disposição do órgão ambiental competente.