Flávio Dino libera cinemas e garante volta às aulas em agosto com novas regras sanitárias

O governador Flávio Dino resolveu flexibilizar ainda mais as medidas restritivas no combate a Covid-19, no Maranhão. De acordo com as novas regras sanitárias, que valem até o dia 30 de julho, o governador liberou os cinemas e teatros e garantiu a volta as aulas, de forma híbrida, no dia 02 de agosto.

Entre os pontos destacados na coletiva, o governador frisou que o funcionamento de comércio, bares, restaurantes, indústria, shopping, academia e supermercados não terão mais restrições de horários para funcionamento. A igreja também sofreu mudança e está liberada para funcionar com 100% da capacidade.

Além disso, os eventos em ambientes fechados estão liberados para o funcionamento com 200 pessoas, já em espaço aberto esse número aumenta para 400 pessoas. Outra medida é o retorno do funcionalismo público com 100%, porém, o grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho após 30 dias, exceto gestantes.

De acordo com o governador, um dos pontos para liberar essas medidas é a tendência nacional de declínio das taxas de contágio do coronavírus, com o efeito da vacinação, e o Maranhão continua sendo a menor taxa de mortalidade do país, com melhor atendimento hospitalar e isso tem evitado mortes. A ocupação de leitos segue em declínio, e os leitos hospitalares estão sendo liberados para cirurgias eletivas e outras finalidades que pressionam o sistema de saúde.

“Chegamos a uma conjuntura onde todos trabalharam bastante, em especial as equipes da saúde que conseguiram avançar nesses meses de tantas dificuldades. Não significa dizer que a pandemia acabou, pelo contrário, a pandemia ainda está entre nós, no mundo inteiro. Temos um momento em que podemos sonhar com o extermínio do coronavírus, mas não devemos descuidar, porque se voltar com as suas variantes, aí teremos que voltar ao sistema de restrições”, finalizou Flávio Dino.