Festival Guarnicê registra de mais de mil filmes inscritos para a edição de 2021

1.152 filmes foram inscritos para as mostras competitivas da 44ª edição do Festival Guarnicê de Cinema 2021. O número, recorde na história do Guarnicê e do cinema maranhense, representa quase o dobro dos 580 inscritos que o festival teve em 2020.

A diretora de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenadora do Guarnicê, Roselis de Jesus Barbosa Câmara, expressou contentamento com o resultado das inscrições. “O sucesso se deve, sobretudo, ao formato on-line do festival, que consegue ser mais abrangente, permite alcançar mais público e ainda democratiza o acesso”, afirmou.

Segundo ela, o número expressivo de obras submetidas é reflexo da credibilidade do Guarnicê e do trabalho realizado pela equipe da UFMA, que organiza o festival há mais de quatro décadas. “A divisão dos inscritos no Guarnicê inclui 897 curtas-metragens nacionais, 94 longas-metragens nacionais, 79 curtas maranhenses, 9 longas maranhenses, 6 curtíssimas maranhenses, 7 filmes publicitários, 3 reportagens e 57 videoclipes”, detalhou.

O Guarnicê 2021 será realizado de 17 a 24 de setembro, em formato híbrido. A lista dos filmes selecionados para as mostras competitivas deve ser divulgada no dia 11 de agosto no site guarnice.ufma.br.