Reforma do Mercado do Bairro de Fátima avança na fase de adequação estrutural

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), segue avançando com a reforma do Mercado do Bairro de Fátima, em São Luís. A intervenção, que integra o programa de Revitalização de Praças e Espaços Públicos da pasta, visa garantir um local de trabalho seguro e adequado para os feirantes e com mais higiene e conforto para os consumidores.

O projeto de requalificação do mercado, que é um dos mais antigos de São Luís, prevê serviços de reforma geral dos boxes, nova estrutura da cobertura, novos banheiros, instalações elétrica e hidráulica, revestimento cerâmico, pintura, reforço da estrutura antiga e novo piso em granilite.

No local, já foram concluídos os serviços de recuperação e reforço dos pilares de sustentação da cobertura e instalação da nova cobertura metálica.

Nesta semana, as equipes prosseguem na construção dos banheiros com a finalização do sistema hidráulico, locação das caixas d’água e instalação elétrica. Os nove boxes, liberados para a execução dos serviços, estão com nova estrutura. As paredes foram rebocadas e, agora, estão em fase de colocação das pedras de mármore dos balcões e colocação das calhas para escoamento das águas pluviais.

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, ressaltou a importância da reforma na garantia do desenvolvimento econômico e para a saúde dos comerciantes e frequentadores. “As obras seguem prioridades solicitadas pelos feirantes. O objetivo central é justamente melhorar a qualidade de vida da comunidade”, frisou. 

A revitalização do mercado está sendo realizada em etapas para não prejudicar os feirantes na comercialização dos produtos. A adequação estrutural do equipamento está avançando para a segunda fase de execução da obra com os serviços em andamento.

Deusa Costa, que é vendedora de legumes faz mais de 28 anos no local, disse que a expectativa é aumentar suas vendas após a reforma. “Sempre foi um anseio antigo e vai melhorar muito o cotidiano de todos nós do Bairro de Fátima. Criei meus filhos e netos com o trabalho daqui. Agradecemos ao governador Flávio Dino pelo empenho e por ter consciência da nossa necessidade”.

“Sou muito grato ao Governo Flávio Dino, a Secid, que ouviu nosso apelo concedendo essa grande obra para nós. Estamos satisfeitos com o que estão fazendo e tenho acompanhado diariamente os serviços da obra”, disse o feirante Pedro Jorge Costa.