TV Difusora destaca cultura maranhense no terceiro Programa São João das Tradições

Ao som da cantora Anastácia Lia, a TV Difusora realizou o terceiro Programa do São João das Tradições, com apresentação de Yago Brandão e Keith Almeida, que traz nas manhãs de sábado do mês de junho aa riqueza e a tradição da cultura maranhense, com a participação de grupos tradicionais e a história dos encantos das brincadeiras que transformaram esse São João do Maranhão, que precisou se reinventar, devido a pandemia da Covid-19.

Durante o programa, a saudosa Valeska Furtado fez a festa no trio elétrico e movimentou as ruas da cidade balneária de São José de Ribamar, que também tem uma cultura tradicional e de muita riqueza. Com ela, o Boi de São José de Ribamar fez a alegria de quem acompanhava o trio.

Também entraram ao vivo os repórteres da Tv Difusora de diversos locais da ilha. A repórter Andressa Miranda participou da Casa do Close, na Alemanha; O repórter Ciro Mineiro foi até a igreja de São João, que tem a data do dia 24 de junho como o auge das festas juninas no Estado; a repórter Geyce Gomes trouxe várias brincadeiras, como, por exemplo, os bois Pérola dos Lençóis e Boi de Ribamar, além do tambor de crioula das Onça, direto do Teatro Arthur Azevedo.  Em Imperatriz, Geisel Nascimento mostrou o Arraiá da Vacinação e brincadeiras do município, e a repórter de Caxias, Franciane Araújo, também mostrou a riqueza cultural no local.

Guerreiros das Tradições

Além disso, o Programa apresentou o resultado dos ganhadores do concurso Guerreiro das Tradições Uninassau, que teve como vencedor da categoria personagem masculino o caboco de pena do Boi da Pindoba, Bruno Igor, com 52,32% da preferência do público, em segundo lugar ficou Carlos Teixeira com 42,68%. Além dele, o prêmio da categoria personagem feminino ficou com a índia Lilia Boás, com 55,88% dos votos, e em segundo lugar ficou Ingrid Maynne, com 44,12%. OS vencedores estarão ao vivo no próximo sábado durante a programação do São João das Tradições.