Flávio Dino prorroga decreto e garante fiscalização sanitária na Grande Ilha

O governador Flávio Dino prorrogou as medidas restritivas que estão em vigor até o dia 14 de junho, com o objetivo de manter o combate a proliferação da Covid-19 no Maranhão. Flávio Dino informou que as medidas restritivas mais rigorosas ficarão a cargo de cada prefeitura, pois, segundo ele, cada gestor sabe quais as dificuldades de cada município.

Além disso, ficam suspensos os eventos do Governo do Estado de quinta a domingo. Porém, os eventos privados e municipais ficarão a cargo de cada prefeitura. Flávio Dino garantiu que as fiscalizações dos protocolos sanitários estão mantidas diariamente.

Um dos motivos para isso é a taxa de ocupação de leitos de UTI da rede estadual na Grande Ilha que chegou a 98% de ocupação. Dos 269 leitos disponibilizados apenas seis estão livres. Na rede municipal, no Hospital São Domingos e no Hospital UDI, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 100%. Em relação aos leitos clínicos do Estado, dos 532 oferecidos, 495 estão ocupados, que representa 93% de ocupação.

Vacina

Segundo o Governo do Estado, o Maranhão já recebeu 3,23 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Desse quantitativo, 2,47 milhões já foram distribuídas aos municípios e 1,84 milhão foram aplicadas até o momento. Para acelerar ainda mais o processo de vacinação, o governo realiza o mutirão da vacinação em 11 cidades e, a partir de segunda-feira (7), oferecerá vacinação para pessoas acima de 40 anos, das 8h às 20h, no Pátio Norte Shopping.

Para hoje (4), está prevista para as 14h uma reunião para definir o futuro da vacina Sputnik V para o Maranhão e outros estados. A expectativa do governador é que a resposta seja positiva, principalmente mediante a apresentação de novos documentos para a aprovação da vacina.

“Nosso objetivo é somente um: quanto mais vacinas, mais possibilidade da população receber essa proteção. Reafirmo que a segunda dose da vacina é muito importante e, mesmo assim, peço para que as pessoas usem a máscara de proteção”, disse o governador.

Flávio Dino encerrou a live afirmando que a combinação entre a vacina e a máscara é a proteção máxima que o cidadão pode ter nesse instante. “Evite festas clandestinas, essa é uma situação muito difícil para o Maranhão e o Brasil inteiro. Quero frisar a importância dessas atitudes de responsabilidade para o nosso estado”, finalizou.

Novos editais

O governador anunciou os novos editais com valor de aproximadamente R$ 30 milhões da Lei Aldir Blanc, com o objetivo de apoiar os seguimentos culturais da Secretaria de Estado da Cultura.