Featured Video Play Icon

O Maranhão participa, de forma virtual, da décima nona Semana Nacional de Museus. O evento encerra no próximo domingo com centenas de museus brasileiros realizando atividades alusivas ao Dia Internacional dos Museus, celebrado esta semana. O secretário Anderson Lindoso falou sobre o assunto e destacou que o Maranhão é um dos poucos estados que mantém as portas dos museus abertas para visitação. A visitação é realizada por meio de agendamento que pode ser feito no portal da Cultura (Cultura.ma.gov.br).

Para o secretário, é importante a realização dessa Semana Nacional dos Museus, pois visa trocar experiências entre todas as pessoas que fazem políticas públicas do país. “Através de mesas redondas, conversas e webinários podemos discutir toda essa política pública que é aplicada e de que forma deve-se evoluir para poder acompanhar o desenvolvimento da sociedade. Não basta apenas mostrar o acervo, é preciso ter interatividade”, destacou o secretário.

Ainda de acordo com Anderson Lindoso, é preciso evoluir para manter a sociedade e as novas gerações sempre interessados nos conteúdos expostos nos museus. “É importante a nova geração entender as nossas tradições, a nossa história e a produção artística”, disse.

Em relação a adaptação para esse novo momento de pandemia que o país vive, o secretário informou que participou de todas as discussões nacionais para encontrar o protocolo mais adequado para esse momento de pandemia. “Conseguimos manter parcialmente abertas as casas de cultura do estado. Fechamos apenas nos momentos de maior pico da pandemia e toda visitação é feita através de agendamento no site da cultura.

Confira a entrevista completa realizada no Bom Dia Maranhão desta sexta-feira.