Ações do Maio Amarelo segue nas principais avenidas da capital

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), deu continuidade, nesta terça-feira (18), às ações educativas da campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. E tem como objetivo conscientizar a população sobre as atitudes necessárias para um trânsito mais seguro para todos.

De acordo com o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro, “a campanha de conscientização Maio Amarelo é mais uma ação desenvolvida pelo Município, com o intuito de fomentar na sociedade boas atitudes no trânsito. Este ano, reforçamos, mais ainda, o incentivo à utilização das faixas destinadas para a travessia de pedestres, levando, ainda, orientações aos condutores sobre as sinalizações e cuidados com os pedestres, motociclistas e ciclistas, dando destaque à responsabilidade que todos têm na garantia de um trânsito mais seguro. Estamos com várias frentes de atuação em melhorias em avenidas e principais pontos da cidade, conforme orientação do prefeito Eduardo Braide, para oferecer um trânsito cada vez melhor para a população”.

As ações desenvolvidas pela Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) fazem parte de um calendário anual que conta com atividades em vários pontos da capital, como a Avenida dos Franceses, Carlos Cunha, Jerônimo de Albuquerque e também nos pontos de vacinação. Estão sendo realizadas intervenções em faixas de pedestres e blitzen educativas com a presença dos mascotes da SMTT , Joca, Juca e Gigi e dos agentes de trânsito.

“Realizamos as atividades em avenidas que possuem um registro maior de número de acidentes, como a Daniel de La Touche, que somente no mês de abril foram três atropelamentos. ”, disse a coordenadora do Coetran, Adriane Pinheiro. “Em seguida iremos continuar nossa programação, falando do estacionamento consciente, ou seja, incentivando o respeito às vagas prioritárias em toda a cidade”, finalizou.

Redução de acidentes de trânsito

De acordo com levantamento produzido pela SMTT, entre os meses de janeiro a março de 2021, houve uma redução de 11,13% no número de acidentes em relação ao mesmo período de 2020. O órgão atribui, entre os fatores que contribuíram para a diminuição na média mensal de acidentes, a pandemia do novo coronavírus que causou a redução do quantitativo e do fluxo de veículos que circulam diariamente em São Luís. No período entre maio e julho de 2020, a média foi de 517 casos por mês.