15 pessoas a bordo do navio em quarentena testam positivo para covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, na noite desta segunda-feira (17), que 15 tripulantes do navio “MV SHANDONG DA ZHI” testaram positivo para Covid-19 e nove apresentaram resultado negativo. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão. As amostras forma encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, que fará o sequenciamento genômico para identificar a variante do vírus nos tripulantes.

Entre os positivos, três estão internados em hospital da rede privada em São Luís e apresentam quadro estável. Os demais continuam na embarcação e seguem assintomáticos.

Segundo a SES, toda tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais no navio. A embarcação permanece em alto mar, na área de fundeio e não atracou no Porto, em São Luís.

Confira a nota

Os 24 tripulantes embarcaram na África do Sul, na Cidade do Cabo. No dia 4 de maio, o primeiro paciente, de 54 anos, começou a ter sintomas, apresentando febre. Após sintomas persistiram, o paciente foi encaminhado por meio de helicóptero para o hospital no dia 13 de maio.

No domingo (16), mais duas pessoas apresentaram sintomas e foram encaminhadas ao hospital para acompanhamento médico.