Maranhão recebe mais de 280 mil doses de vacinas contra a Covid-19

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu, nesta quinta-feira (13), 287.850 doses de vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade à Campanha de Imunização no estado. Do total enviado pelo Ministério da Saúde (MS), 58.600 são de CoronaVac e 229.250 de AstraZeneca. 

“Essa foi a maior remessa que já recebemos até o momento. O impacto disso sem dúvidas é o de poder acelerar o esquema vacinal, conforme proposto pelo Ministério da Saúde, contribuindo para o enfrentamento da doença em nosso estado”, disse a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo. 

As doses recebidas de CoronaVac têm como público-alvo as pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente, enquanto as de AstraZeneca para a conclusão do ciclo de imunização com a aplicação da segunda dose em pessoas de 65 a 69 anos. Depois de chegarem em solo maranhense, as doses foram armazenadas na Rede Frio da SES. Lá, os imunizantes passarão por nova contagem, depois separação, até serem distribuídos aos 217 municípios maranhenses.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os imunizantes têm sido enviados aos municípios em até 36 horas. Para o transporte em tempo recorde, são utilizados helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA), da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), um avião, além de vans refrigeradas. 

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 2.366.210 doses recebidas, sendo 1.153.140 doses da CoronaVac, 1.170.950 doses da AstraZeneca e 42.120 doses da Pfizer.