Cuidados com a voz em tempos de pandemia

O Dia Mundial da Voz é comemorado nesta sexta-feira (16). Cerca de 70% da população utiliza a voz como instrumento de trabalho e, em tempos de pandemia, cuidar da saúde vocal é indispensável. A máscara se tornou um item obrigatório na prevenção ao novo coronavírus e, diante disso, passamos a observar algumas mudanças de comportamento quando fazemos o uso dela.

A fonoaudióloga especialista em voz Glenda Santiago explica que a máscara proporciona um abafamento da voz , diminuindo a projeção vocal . “As pessoas têm feito mais esforço para falar por causa do uso das máscaras, que abafam a voz e dificultam a articulação”, esclarece.

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia,  novas demandas vocais e posturais surgiram com o excesso do universo on-line (aulas, palestras, reuniões, treinamentos, etc.), o que exigiu uma reorganização da integração voz e corpo para corresponder aos desafios do novo momento.

Algumas ações podem ser adotadas pelas pessoas para prevenir futuros danos à voz. Mas você conhece quais são os cuidados necessários para manter uma boa saúde vocal? Glenda explica que a hidratação é fundamental. Além disso, a fonoaudióloga destaca outros cuidados.

Confira 10 dicas essenciais para cuidar da sua voz em tempos de pandemia.

  • Beba água com frequência para manter a hidratação das estruturas vocais;
  • Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;
  • Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
  • Articule bem as palavras, exagere na articulação, sem perder o ritmo, isso ajuda muito na projeção vocal facilitando a compreensão do outro;
  • Dê preferência às máscaras com tecidos mais maleáveis, a voz vai ficar menos abafada;
  • Evite máscaras apertadas, pois dificultam a articulação, prejudicando a compreensão da mensagem;
  • Em situações de comunicação no ambiente on-line procure manter seu rosto bem iluminado, posicione-se no centro da câmera e faça pequenas pausas para alongamentos corporais e relaxamento;
  • Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate antes de utilizar a voz de forma contínua;
  • Valorize o olhar. Os olhos e as sobrancelhas mostram nossa intenção comunicativa;
  • Articule bem as palavras, sem realizar esforço vocal;

Dia Mundial da Voz

O Dia Mundial da Voz é celebrado internacionalmente. O objetivo da data é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.