Featured Video Play Icon

O secretário de estado da Educação, Felipe Camarão, abordou, na manhã desta quinta-feira (15), no Programa Bom Dia Maranhão, os desafios da educação na pandemia e a disponibilização das escolas para pontos de vacinação e acolhimento em todos os municípios do Maranhão.

Para o secretário, esse é um momento de superação e de adaptação. “Infelizmente a humanidade não estava preparada para isso e não existe um livro ou manual que indique como tratar a educação em um período como esse. Estamos aprendendo a cada dia nesse momento desafiador”, frisou Felipe Camarão.

De acordo com Camarão, as escolas da rede estadual estão à disposição de todas as prefeituras para ponto de vacinação com toda a estrutura que as prefeituras precisam. Na região de Pedreiras, Trizidela do Vale e Pindaré-Mirim, por exemplo, devido as enchentes, as escolas são pontos de acolhimento para famílias desalojadas.

Ao mesmo tempo que as escolas são disponibilizadas para uma causa humanitária, as aulas remotas estão a todo vapor. Mesmo com o aumento do desemprego e crise, a educação vai na contramão e oferece oportunidades e é dessa forma que o Governo do Maranhão tem lançado programas profissionalizantes e cursos que estão com editais abertos e oferecem mais de 29 mil vagas.

Pré-vestibular

Toda a rede de ensino estadual tem sido alcançada por aulas na TV aberta, rádio e ferramentas na plataforma online, porém, com uma atenção especial para os alunos que prestarão vestibular da UEMA e Enem.

“Teremos uma parte especifica para o pré-vestibular, com material impresso, simulado e uma preparação planejada, além disso, se Deus permitir, iremos realizar algo híbrido para os estudantes do terceirão que será desafiador”, destacou o secretário.