Veja o que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa em São Luís

O feriado da Paixão de Cristo, celebrado nesta sexta-feira (2), vai alterar o funcionamento de alguns serviços em São Luís. 

Feriado

O  feriado conhecido como Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão, é uma data religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e a sua morte na Cruz. A data acontece sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, que o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental. A data também é um dos quatro feriados prolongados – que acontecem próximos ao um fim de semana – do ano de 2021.

Confira abaixo como a capital vai funcionar e programe-se:

 

POSTOS DE VACINAÇÃO

 

A vacinação segue normalmente na capital.  Sexta-feira (2), pela manhã, têm direito à primeira dose os idosos de 69 anos nascidos em julho, agosto e setembro; e pela tarde, vacinam os que nasceram em outubro, novembro e dezembro, concluindo, assim, a aplicação da primeira dose da vacina para o público desses idosos.  No sábado (3), os idosos de 68 anos receberão a primeira dose, os nascidos nos meses de janeiro a junho. Pela manhã (das 8h às 13), os nascidos em janeiro, fevereiro e março e à tarde (das 13h às 18h) os nascidos em abril, maio e junho. 

A vacinação acontece no Centro Municipal de Vacinação, instalado no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, e no drive-thru da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o  drive-thru no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha. Os três locais funcionam  das 8h às 18h.

BANCOS

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias vão funcionar normalmente nesta quinta-feira (1º), da 10h às 14h. No entanto, estarão fechadas na sexta-feira (2), por conta do feriado.

SUPERMERCADOS

Os supermercados fecharão na sexta-feira (2), mas voltarão a funcionar normalmente no sábado (3).

FARMÁCIAS

As farmácias e as drogarias têm ponto facultativo.  O estabelecimento que escolher abrir deve entrar em acordo com os funcionários e operar em esquema de plantão.

COMÉRCIO E SHOPPINGS

O comércio fecha nesta Sexta-feira Santa (2), em função do feriado e os shoppings da Ilha, Rio Anil, São Luís e Pátio Norte funcionarão com lojas e quiosques fechados, apenas  as praças de alimentação estarão abertas e funcionarão com 50% da capacidade. Mas no fim de semana os estabelecimentos funcionarão normalmente.  

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Os estabelecimentos funcionarão normalmente, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo.

CEASA

A Ceasa estará fechada apenas na sexta-feira (2).

SAÚDE

Os atendimentos nas unidades de Saúde municipais e estaduais funcionam normalmente.

CRAS E CREAS

Fecham apenas na sexta-feira (2). As atividades voltam ao normal na segunda-feira (5).

GOVERNO E PREFEITURA

Governo do Estado: estão suspensos até o domingo (4) as atividades presencias em órgãos e repartições públicas. Apenas os serviços essenciais irão funcionar durante o período.

Prefeitura de São Luís: estão suspensas as atividades presencias. O expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na segunda-feira (5).

CORREIOS

As unidades do Correios funcionam normalmente nesta quinta-feira (1º). Já na sexta, não haverá atendimento nas agências.

Foto: Mauricio Alexandre