Pesquisa Exata mostra Roseana e Weverton na frente para Governo do Estado

O Bom Dia Maranhão apresentou nesta quarta-feira (24), o resultado da pesquisa feita pelo Instituto Exata para o Programa Ponto e Vírgula, da Difusora FM, sobre as próximas eleições. A pesquisa ouviu 1.403 pessoas, entre 11 e 14 de março, com margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%.

No primeiro cenário analisado, a pesquisa perguntou de forma estimulada: se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje, em quem o Sr. (a) votaria? Roseana Sarney obteve 30% das respostas, senador Weverton teve 20% e o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior obteve 10%. Josimar Maranhãozinho aparece com 7%, o vice-governador Carlos Brandão teve 6%, Dr. Lahesio com 5%. 9% dos eleitores responderam que não votariam em nenhum deles e 13% não sabem ou não responderam.

No segundo cenário, a pesquisa apresentou apenas os nomes que confirmaram suas pré-candidaturas. Nesse caso, senador Weverton obteve 32% dos votos, o vice-governador Carlos Brandão obteve 16% dos votos e Josimar de Maranhãozinho obteve 13% dos votos. 20% dos eleitores responderam que não votariam em nenhum deles e 19% não sabem ou não responderam.

Já no terceiro cenário, foi avaliado uma disputa entre o senador Weverton e o vice-governador Carlos Brandão. Neste caso, Weverton teria 36% dos votos, enquanto Carlos Brandão aparece com 20% dos votos. 23% dos eleitores responderam que não votariam em nenhum deles e 21% não sabem ou não responderam.

O levantamento quis saber também em quem o eleitor não votaria e perguntou: Em qual desses candidatos a governo o sr(a) não votaria de jeito nenhum? Roseana Sarney teve 38% de rejeição, seguida por Josimar do Maranhãozinho com 25% de rejeição. Dr. Lahesio teve 18%, o vice-governador Carlos Brandão teve 14%, Edivaldo Holanda Júnior e Weverton tiveram 13% de rejeição. 9% dos eleitores respondeu que não votariam em nenhum deles e 14% votariam em todos. Já 6% não sabem ou não responderam.

A pesquisa também avaliou como seria a próxima eleição para o Senado. Dois cenários estimulados foram avaliados. Em ambos, o governador Flávio Dino aparece com maior intenção de votos. Confira:

Além disso, a pesquisa avaliou como os maranhenses votariam para presidente. Neste caso, o ex-presidente Lula teve 69% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro com 16%. Ciro Gomes aparece com 6%, Sérgio Moro com 4% e o governador João Dória com 1%. 3% dos eleitores responderam que não votariam em nenhum deles e 1% não sabem ou não responderam.

Avaliação da gestão

A pesquisa indagou a avaliação do Governo Flávio Dino: O(a) sr(a) aprova ou não aprova
o governo Flávio Dino? 63,3% dos entrevistados responderam que aprovam a gestão, 33,% não aprovam e 4% não souberam responder.

A pesquisa também avaliou o Governo Bolsonaro: O(a) sr(a) aprova ou não aprova o gestão do Presidente Jair Bolsonaro?  27% dos entrevistados responderam que aprovam a gestão, 69% não aprovam e 4% não souberam responder.