Flávio Dino prorroga decreto até 28 de março e antecipa feriado

O governador Flávio Dino anunciou nesta sexta-feira (19) novas medidas para o combate a covid-19 no Maranhão. Entre as medidas, está a prorrogação do decreto, que passa a ficar vigente até o dia 28 de março. Além disso, o governador antecipou o feriado do dia 28 de julho para o dia 26 de março e decretou a suspensão das atividades não essenciais nos dias 26, 27 e 28 de março.

Flávio Dino suspendeu, por uma semana, as cirurgias eletivas da rede privada a partir do dia 22 de março e modificou o horário de funcionamento da construção civil, que passa a funcionar de 7h as 16h, como forma de desaglomerar o transporte coletivo.

Outras medidas adotadas pelo governador do estado é o limite de ocupação de 50% nas academias e supermercados. Os supermercados permitirão a entrada de apenas uma pessoa por família.

Ocupação Leitos

No momento, 1.612 pessoas estão internadas e a ocupação de leitos na rede estadual na capital chegou a marca de 95,26%, correspondente aos 232 leitos destinados a Covid-19. Já a Prefeitura de São Luís, 70% de ocupação nos 30 leitos disponíveis para a Covid-19. Na rede privada, os hospitais UDI e São Domingos apresentam 100% de ocupação.

Em Imperatriz, a rede estadual chegou a 100% de ocupação, dos 72 leitos disponíveis. A Prefeitura de Imperatriz tem 16 leitos disponíveis, com ocupação em 68%. A rede particular alcançou os 100% de ocupação nos leitos.

Nas demais regiões do estado, dos 216 leitos estão disponíveis nos hospitais regionais, com ocupação de 83,33% nos leitos da rede pública.

“Esses são passos para melhorar o combate a pandemia, frisando que o mais importante é a união da sociedade. O uso de máscara se ampliou e isso é decisivo”, destacou Flávio Dino.