Inmet emite alerta amarelo para chuvas e ventos de até 60km/h no MA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para o Maranhão, válido até as 11h da quarta-feira (17). O mês de março é caracterizado pela transição de dias quentes e chuvosos (verão) para dias frios e secos (inverno). A média climatológica prevista pelo Laboratório de Meteorologia (LABMET),  para este mês é 428mm.

A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 100% nos próximos dias. Com mínima de 23°C e máxima de 29°C, o Maranhão  permanece em estado de perigo potencial (alerta amarelo) para chuvas. A previsão do Inmet indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

 A chuva que caiu na última segunda-feira (15), surpreendeu o  chefe do LABMET, Gunter Reske, por conta da quantidade de raios. “De 00h até 10h, no total, 620 raios tocaram o solo na Grande Ilha. Esse é um número bastante expressivo”, afirmou Gunter.

O Inmet recomenda em caso de rajadas de ventos, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados. Caso haja algum problema, o instituto orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.