Hemomar está com o estoque de sangue em situação crítica

A pandemia do novo coronavírus é mais uma dificuldade a ser enfrentada pelos hemocentros brasileiros, que demonstram preocupação com o baixo número de doadores de sangue.  Apesar da suspenção das cirurgias eletivas, os pacientes com quadro grave de covid-19 e internados para outros tipos de atendimento de emergência e urgência dependem de transfusão.

No Maranhão, os estoques do banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar)  estão em estado crítico. Segundo a instituição, há necessidade, de todos os tipos sanguíneos negativos e positivos O, A, AB e B.

O tipo sanguíneo O negativo é fundamental por ser considerado doador universal, usado em casos de extrema urgência, quando não há tempo para comprovar exames do paciente.

O Hemomar segue funcionando normalmente, à espera de voluntários para doação e reposição do estoque em níveis normais. Os procedimentos de proteção e prevenção contra a Covid-19 são seguidos  pela instituição para que os doadores se sintam seguros. Entre os cuidados adotados estão o agendamento do horário para doação, uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca, utilização do álcool gel ou líquido 70% para higienização das mãos e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades para garantir o distanciamento mínimo entre os doadores.

Como doar

Segundo a orientação do Hemomar, é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela Covid-19, após diagnóstico confirmado ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico positivo para Covid-19 são considerados inaptos por 14 dias após a última interação com essas pessoas. 

Vacinas

O prazo de inaptidão para doação após a vacina para covid-19 depende da imunização recebida. Para as vacinas disponíveis em Minas Gerais até o momento, os prazos são:

– Coronavac / Sinovac / Covaxin : 48 horas

– Covishield / Serum / AstraZeneca / Fiocruz: 7 dias