Com aval do Ministério da Saúde, Estados do Nordeste irão adquirir Sputnik V

O governador Flávio Dino participou, neste sábado (13), de reunião virtual dos governadores do Nordeste com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 

Os Estados do Nordeste possuem um compromisso com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que financia a fabricação da vacina Sputnik V, para adquirir 37 milhões de doses. 

A intenção do Consórcio é ofertar as vacinas para o Plano Nacional do Vacinação (PNI), uma vez que os governadores defendem a manutenção dos princípios de equidade que regem o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Durante a reunião, ficou acertado que o Ministério da Saúde irá interveniar a compra das doses da vacina. O contrato deverá ser assinado pelos Estados nordestinos, Ministério da Saúde e RDIF na próxima quarta-feira (17). 

“O nosso desejo é que esse esforço seja bem-sucedido, no sentido de obtenção de mais vacinas para o PNI. É um trabalho cotidiano garantir que vacinas cheguem ao Maranhão, sejam distribuídas aos municípios e possam ser uma saída realmente eficaz para o combate à essas tragédias que nós estamos vendo todos os dias”, disse o governador Flávio Dino. 

“O Brasil se atrasou no Plano Nacional de Vacinação. Agora nós estamos lutando, contribuindo efetivamente para que haja uma correção de rumos e haja mais vacinas para o nosso país”, complementou o governador.