Maranhão recebe sexto lote de vacinas CoronaVac

O Maranhão recebeu, nesta quarta-feira (10), mais um lote de imunizantes contra a Covid-19, trata-se do sexto lote de vacinas CoronaVac com 66.800 novas doses. Com a chegada da nova remessa, o público-alvo da campanha de imunização será estendido, alcançando pessoas a partir de 75 anos de idade. Desta forma, além dos profissionais de saúde, as novas doses também irão imunizar idosos de 75 a 84 anos.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que esteve na Rede de Frio Estadual acompanhando a chegada do novo lote, afirmou que as novas doses começam a ser distribuídas ainda essa semana e destacou uma mudança na distribuição definida através de pactuação com os municípios.

“Neste momento iremos fazer uma distribuição diferenciada para os municípios que estão sendo mais atingidos pela Covid-19. Dessa forma, Imperatriz e São Luís receberão 5% a mais de doses, considerando a estratégia do Governo Federal em relação à Manaus, que recebeu uma quantidade maior de doses por conta da grande quantidade de casos da doença naquele momento”, afirmou.

A distribuição das vacinas continua seguindo os critérios estabelecidos através de decreto estadual, que estipula 60% de cobertura vacinal para o envio de novas doses de imunizantes.

Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está auxiliando os municípios que estão apresentando dificuldades em realizar suas campanhas de vacinação.

“Nós estamos realizando diversas reuniões via web com os municípios e as Regionais de Saúde. Além disso, temos equipes de apoiadores institucionais, compostas por profissionais da Atenção Primária, Epidemiologia e Força Estadual de Saúde, que entram em contato diariamente com os municípios e as Regionais de Saúde, estimulando, orientando e tirando as dúvidas dos profissionais para garantir o andamento da campanha de vacinação”, afirmou a superintendente Tayara Pereira.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 514.840 doses recebidas desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, sendo 98 mil da AstraZeneca e 416.840 da CoronaVac.

(Foto: Julyane Galvão)