Ação Resgate leva saúde a mulheres da região do Oscar Frota

O Governo do Estado, através da Ação Resgate, levou, nesta segunda-feira (8), serviços de saúde a mulheres da região conhecida como Oscar Frota, na área central da cidade. A iniciativa foi realizada em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual), em parceria com a Delegacia de Costumes, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e a Associação das Por Elas Empoderadas, antiga Associação das Profissionais do Sexo do Maranhão (APROSMA). 

“A solicitação partiu da associação, em especial por conta da exposição, por conta do ofício, das mulheres ao novo coronavírus. Então, além de testes para a Covid-19, decidimos, através da Ação Resgate, promover outros serviços na área da saúde, a fim de aproximar o cuidado do poder público dessas mulheres que, diariamente, se expõem para prover o sustento da família”, diz o diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa. 

Os atendimentos em saúde foram realizados na área de Clínica Geral, com oferta de testes para a Covid-19 e outras doenças como HIV, sífilis e hepatites. As mulheres que participaram da ação também foram beneficiadas com atendimento psicológico, psiquiátrico e exames laboratoriais. 

“Esse é o momento de reforçar o nosso olhar para os nossos pares. E hoje, Dia Internacional da Mulher, a gente não podia deixar de promover esse cuidado, tenha ela a ocupação que ela tiver. A pandemia trouxe consequências muito ruins para todos os setores, inclusive para as profissionais do sexo, que muitas vezes são esquecidas, mas merecem ser respeitadas”, ressaltou, Maria de Jesus, uma das coordenadoras do grupo Por Elas Empoderadas. 

Para Jaqueline Montelo, de 50 anos, com a ação, o poder público cumpre o papel de aproximar os serviços de saúde de quem mais precisa. “É importantíssimo que as pessoas desta região tenham acesso  a esse tipo de atendimento, que muitas vezes é dificultado por conta da distância ou da falta de tempo da mulher para buscar atendimento”, destacou a participante.  

A Ação Resgate conta com a parceria da Delegacia de Costumes. “Neste Dia Internacional da Mulher, chamamos atenção para a valorização da mulher e o espaço atualmente ocupado por elas. As pessoas que estão aqui sendo assistidas, certamente, sentem e merecem esse cuidado e esse olhar atento às suas necessidades”, reforçou o titular da Delegacia de Costumes, Joviano Furtado.

(Foto: Julyane Galvão)