169 municípios não receberão novas doses da Coronavac

O último levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que apenas 48 municípios irão receber novas doses da Coronavac. De acordo com o novo decreto do Governo do MA, os municípios devem comprovar aplicação de pelo menos 60% das vacinas já repassadas para receber novas remessas do imunizante. Com isso, 169 municípios não estão aptos a receber novas remessas.

“No sistema do Ministério da Saúde, as vacinas não estão constando como aplicadas. E sem essa comprovação, não temos como lutar por mais vacinas”, explicou o governador.

Flávio Dino pontuou recebimento de mais 62,4 mil novas doses de vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan. Desde janeiro, somam 448 mil doses recebidas e 202 mil aplicadas no Maranhão.

Decreto

Durante o período de 5 a 14 de março, eventos e aulas presenciais são suspensos e estabelecimentos comerciais em São Luís terão horário reduzido.

Na capital, os estabelecimentos poderão funcionar de 9h às 21h. Essa medida tem como objetivo diminuir a quantidade de pessoas nos ônibus. Os segmentos poderão fazer requerimento para funcionar em outros horários e os prefeitos podem editar medidas nos demais municípios. Além disso, não poderá haver shows e apresentações artísticas em bares e restaurantes neste período. A pedido da entidades do comércio, também haverá fiscalização mais rigorosa aos estabelecimentos.

As escolas e universidades terão as aulas presenciais suspensas neste período, assim como o trabalho presencial nos serviços públicos estaduais. O governo também irá lançar um edital de auxílio para artistas, com inscrições a partir do dia 10 de março.