IBGE abre concurso com mais de 5 mil vagas para o Maranhão

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para contratação temporária já está com inscrições abertas para três cargos: censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador. Ao todo, o IBGE abriu 204.307 vagas temporárias para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021, com salários de até R$ 2.100, dependendo da função.

No Maranhão são oferecidas 5.133 vagas para os cargos de recenseador, 445 vagas para Agente Censitário Supervisor e 246 para Agente Censitário Municipal. As inscrições vão até o dia 19 de março pela internet. As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

Funções

O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico 2021, estará à frente das funções administrativas e técnicas.

Inscrições

As inscrições vão até as 23h59 do dia 15 de março, e devem ser feitas pelo site do Cebraspe (clique aqui para acessar). A taxa de inscrição é de R$ 39,49. Inscritos no Cadastro Único, membros de família de baixa renda e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde podem solicitar isenção.

Censo Demográfico 2021

O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. De agosto a outubro deste ano, cerca de 213 milhões de habitantes, em aproximadamente 71 milhões de endereços, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizado a cada dez anos,