Chuva forte causa transtornos e alagamentos na Grande Ilha

O temporal da tarde desta segunda-feira (22) causou uma série de transtornos na Grande São Luís. Em pouco mais de 30 minutos, a chuva forte provocou alagamentos e estragos na cidade.

Uma árvore caiu no bairro Cohab Anil,  na Praça 12, e danificou um automóvel que estava estacionado no local. Na região central da cidade, o estacionamento do Mercado Central ficou completamente alagado, tornando impossível o tráfego no local. As vias próximas à Praça Maria Aragão também foram afetadas, deixando o trânsito lento em vários pontos.

Estacionamento do Mercado Central

No bairro do Araçagy, foram registrados alagamentos, colisões e panes elétricas em veículos que passavam pela área. Outro local que sentiu os efeitos do excesso de água foi o Rio Paciência, que transbordou e impossibilitou a passagem de veículos e pedestres nas vias próximas. O rio atravessa os quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

Ponte Bandeira Tribuzzi

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, sobre o risco de chuvas intensas no Maranhão.  O alerta laranja, que indica grau intenso de chuvas, foi emitido para as regiões do Maranhão e Pará. A previsão é que seja registrado um volume de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora e de 50 a 100 milímetros por dia.

Posicionamento

Sobre os pontos citados na reportagem, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa:

Praça 12, Casa 1, Cohab Anil 3 – O Impur foi contactado para solucionar o problema. Foi repassado à Equatorial sobre a situação do poste na qual se comprometeu de resolver o problema em no máximo seis horas. Assim que a Equatorial finalizar os serviços necessários, o Impur fará sua ação de remoção da árvore juntamente com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana;

Mercado Central e demais pontos – As equipes têm atuado com limpeza, desobstrução das galerias e dispositivos de drenagem frequentemente em diversos pontos da cidade para diminuir o impacto das fortes chuvas que têm ocorrido nos últimos dias na cidade.