Featured Video Play Icon

A manhã começou com chuvas intensas, trânsito lento e alagamentos em diversos pontos da capital. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta laranja, na terça-feira (16), sobre o risco de chuvas intensas no Maranhão. A recomendação é que a população evite enfrentar o mau tempo. 

Na avenida Jerônimo de Albuquerque, o trânsito ficou lento nesta manhã.

Na Zona Rural de São Luís, no bairro Arraial, próximo ao Quebra Pote, um caminhão ficou atolado na lama. Segundo moradores, a situação é recorrente no período chuvoso.

Próximo ao viaduto da Camboa, uma árvore caiu e tomou duas vias da avenida.

O alerta laranja, que indica grau intenso de chuvas, foi emitido para as regiões do Maranhão e Pará. A previsão é que seja registrado um volume de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora e de 50 a 100 milímetros por dia.

Ainda segundo o Inmet, a previsão do tempo é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde. À noite, a chuva permanece e poderá ser forte, com trovoadas isoladas.

Na terça-feira, diversas ocorrências foram registradas por causa das chuvas. Veja reportagem de Eduardo Bueno, com imagens de Antônio César.

Período chuvoso

O meteorologista Hallan Cerqueiro, do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), explica que o mês de fevereiro para o Maranhão representa o início do período chuvoso e que a zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se concentra sobre o estado nesse período.

“A segunda metade do mês de fevereiro tende a ficar mais chuvoso; março e abril mais ainda. Então é de fato o início do período chuvoso”, explicou Hallan.