Meteorologia emite alerta de chuva intensa para o Maranhão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, na manhã desta terça-feira (16), sobre o risco de chuvas intensas no Maranhão. O aviso tem validade até às 11h de quarta-feira (17) e a recomendação é que a população evite enfrentar o mau tempo. 

A madrugada desta terça já foi de chuva forte em algumas áreas da capital. O alerta laranja, que indica grau intenso de chuvas, foi emitido para as regiões do Maranhão e Pará. A previsão é que seja registrado um volume de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora e de 50 a 100 milímetros por dia.

Todas as áreas do estado estão sujeitas a pancadas de chuva quase sempre acompanhadas de raios e ventos moderados a fortes.

Segundo o ClimaTempo, a previsão do tempo para São Luís nesta terça-feira (16) fica entre mínima de 25° a máxima de 31°. Há risco 80% de chuva durante à noite e os ventos podem chegar a 21 km/h. Para quarta-feira (17), a previsão é sol e nuvens pela manhã e pancadas de chuva durante à tarde e à noite. A temperatura fica entre 24° a 30°.

O meteorologista Hallan Cerqueiro, do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), explica que o mês de fevereiro para o Maranhão representa o início do período chuvoso e que a zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se concentra sobre o estado nesse período.

“A segunda metade do mês de fevereiro tende a ficar mais chuvoso; março e abril mais ainda. Então é de fato o início do período chuvoso”, explicou Hallan.

O Inmet recomenda os seguintes cuidados:

  • Evitar enfrentar o mau tempo;
  • Observar alteração nas encostas;
  • Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja o vídeo do meteorologista na íntegra