Hospital de Cuidados Intensivos ganhará 90 novos leitos para pacientes com a Covid-19

Como forma de garantir o atendimento a pacientes com a Covid-19 na Grande Ilha, o Governo do Estado segue ampliando o número de leitos oferecidos para o tratamento da doença. Uma das unidades que passa por ampliação é o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), referência no combate ao novo coronavírus, que receberá mais de 90 leitos de enfermaria para o tratamento de casos moderados.  

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, considera que o novo cenário epidemiológico requer uma preocupação ainda maior. “Não deixamos de trabalhar em momento algum. O Governo do Estado tem investido em testagem, ampliação de leitos e no incentivo à prevenção. A batalha é árdua e os investimentos continuam, ainda mais agora que observamos um aumento gradativo no número de casos. Nossa intenção é fortalecer a rede estadual de saúde para oferecer a assistência necessária, principalmente aos casos mais graves da Covid-19”, diz Carlos Lula. 

O Hospital de Cuidados Intensivos, que recentemente recebeu 22 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atualmente conta com 80 leitos clínicos e 53 de UTI. Com o término da obra, o HCI passará a contar com 170 leitos de enfermaria exclusivos para casos da doença. 

“O Governo tem trabalhado diariamente na ampliação de leitos no combate à pandemia do novo coronavírus. Esses novos leitos no HCI chegam para ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes que necessitem de internação hospitalar por conta de problemas decorrentes da doença”, afirma o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES (SAAS/SES), Carlos Vinicius.  

Os serviços de ampliação dos leitos estão sendo realizados pela Secretaria de Governo (SEGOV) e devem ser entregues nas próximas semanas. O diretor administrativo do HCI, Luís Henrique Malfitano, destaca a importância da unidade, que hoje é a maior referência do Estado no tratamento de casos da Covid-19.  

“Possuímos, além de estrutura física, profissionais preparados com todo o suporte necessário para o melhor atendimento e acolhimento ao paciente. As obras de ampliação de mais de 90 leitos de enfermaria clínica estão avançadas. Esse é mais um investimento que aumentará consideravelmente a nossa capacidade de atendimento”, diz o diretor da unidade, Luís Henrique Malfitano. 

Desde que foi inaugurado pelo Governo do Maranhão em abril de 2020, o Hospital de Cuidados Intensivos já realizou mais de 10,9 mil atendimentos de pacientes com a Covid-19.

Foto: Rogério Sousa