Excesso de velocidade é a infração mais registrada em São Luís

Os motoristas insistem desrespeitar os limites de velocidade estipulados para as vias, mesmo com pesadas consequências previstas no Código de Trânsito. Segundo os dados do relatório de Infrações do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), mais de 11 mil infrações foram aplicadas em motoristas que dirigiram com velocidade até 20% acima da permitida só em janeiro deste ano, em São Luís. 

Comparando os números de 2021 com 2020, houve um aumento de 47% no índice motoristas multados por excesso de velocidade no ano passado. Além disso, o Detran registrou 1.475 infrações de motoristas que dirigiram com velocidade entre 20% e 50% acima do permitido, em janeiro de 2021, contra 893 do ano passado.

O excesso em até 20% acima do limite permitido gera multa média, cujo valor é R$ 130,16. Além disso, são adicionados 4 pontos à CNH do condutor. Exceder a velocidade entre 20% e 50% acima do limite estabelecido gera multa de classificação grave, cujo valor é R$ 195,23, e a adição de 5 pontos na carteira de habilitação.

Para que o motorista seja multado por excesso de velocidade, o percentual de velocidade excedida é medido pelos radares, móveis ou fixos. Com base no percentual identificado pelo equipamento, é que a multa é classificada quanto à sua gravidade, assumindo um dos valores especificados.

Foto: Mauricio Alexandre