Prefeitura intensifica higienização de terminais e de ônibus de São Luís

Ambientes com grande circulação de pessoas podem se tornar pontos ideais para disseminação do novo coronavírus. Na tentativa de minimizar a propagação do coronavírus na cidade, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, está realizando a higienização de vários espaços da capital, como dos cinco terminais de ônibus distribuídos por toda São Luís. Nos espaços circulam diariamente cerca de 300 mil usuários do transporte público.

“Os ônibus são higienizados duas vezes por dia, pela manhã e pela tarde, e os terminais são sanitarizados uma vez por dia, pela manhã. Além disso, as equipes também estão trabalhando nos mercados e outros espaços da capital”, disse o titular da Semosp, David Col Debella.

O processo de limpeza envolve equipamentos especiais e a utilização de produtos químicos capazes de exterminar microorganismos como o coronavírus, de quaisquer superfícies. Simultaneamente, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) também realizou a desinfecção de superfícies dos coletivos com viagens integradas no terminal, no momento de desembarque dos passageiros, antes do início da viagem seguinte. O processo de sanitização segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Limpeza interna dos ônibus

Além dos terminais, os ônibus passam por um processo de sanitização minucioso. O trabalho segue as recomendações do Ministério da Saúde e é acompanhado pelas equipes da SMTT.

“Além da higienização completa dos coletivos, a SMTT garantirá o aumento da frota nos horários de maior movimento, ofertando mais segurança e tranquilidade aos usuários de transporte coletivo da capital, aliadas as outras medidas que já vêm sendo adotadas como, por exemplo, a higienização dos coletivos, viagens com o ar condicionado desligado, vidros e janelas abertas, dentre outras”, completou o secretário Cláudio Ribeiro, da SMTT.