Promotores se reúnem com Semus para esclarecimentos sobre vacinação

Com o objetivo de obter esclarecimentos sobre a vacinação de pessoas idosas em São Luís, os promotores de justiça José Augusto Cutrim, da Defesa do Idoso, e Ana Teresa Silva de Freitas e Ronald Pereira dos Santos, da Defesa da Pessoa com Deficiência, se reuniram na manhã desta quarta-feira, 10, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Entre as informações e dúvidas sanadas na reunião, estiveram questões relativas ao processo inteiro de vacinação para pessoas idosas e com deficiência, tais como calendário de vacinação, etapas de agendamento e criação de canal na Semus para recebimento de denúncias e sugestões.

Segundo José Augusto Cutrim, a reunião serviu para entender questões específicas da vacinação. “A equipe da Semus nos trouxe informações sobre como será o procedimento para aqueles que estão acamados ou que perderam o momento em que se cadastraram para receber a vacina, assim como os procedimentos para idosos que não possuem acesso à rede de informática”, disse o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso.

O secretário-adjunto da Semus, Egídio de Carvalho Ribeiro, destacou a importância da reunião para ouvir as sugestões do Ministério Público. “Estamos em um processo delicado de vacinação. Nesse momento, outros olhares são importantes para conseguirmos melhorar o processo”, concluiu.

Também participaram da reunião representantes da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi).