Museu da Gastronomia Maranhense recebeu mais de 550 visitantes em janeiro

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) contabilizou o número de visitantes do  Museu da Gastronomia Maranhense e da Central de Atendimento ao Turista (CAT), em São Luís. Desde o dia 18 de janeiro, quando foram reabertos, os espaços receberam 552 visitantes do Maranhão, de outros estados do Brasil e também de outros países.

O fluxo de visitas está limitado devido à pandemia, e a equipe da Setur está seguindo os protocolos sanitários, com o uso de face shield, máscara e álcool disponibilizado a todos que chegam a esses locais. “Mesmo com a limitação dos espaços, as pessoas estão visitando e conhecendo mais sobre a cultura de São Luís e do Maranhão. É um dado importante para nós, do turismo, que estamos nos capacitando e nos preparando cada vez mais para receber melhor e com segurança os turistas. Esse interesse de visitar o Museu e o CAT indica que os atrativos de São Luís estão chamando a atenção dos turistas”, afirma Saulo Santos, titular da Setur.

Perfil do visitante

Das pessoas que conheceram São Luís por meio do Museu e do CAT, 59,75% são de outros estados e 40,25% do Maranhão. Também foram registradas as presenças de visitantes da Suíça, Portugal, Alemanha, Sibéria, França e República Tcheca. Esses dados são reflexo da pandemia, e demonstram a expectativa de que o turismo possa retomar as atividades gradativamente – em janeiro de 2020, antes da pandemia, o número de visitantes foi de 1.727.

A maioria do público foi feminino, com 54,55%. Já o masculino chegou a 42,37%. A pesquisa também aponta que a faixa etária dos visitantes varia entre 0 a mais de 60 anos, sendo o maior público de 16 a 30 anos (24%), indicando o interesse pela população jovem em conhecer a cultura e, no caso do Museu, a gastronomia dos destinos de viagem.

O Destino São Luís recebe divulgação on-line de forma contínua por meio dos perfis nas redes sociais Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis). Mais informações estão disponíveis no site de turismo oficial da Prefeitura, o www.turismosaoluis.com