Featured Video Play Icon

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a Cidade Operária possui o maior número de mortes por Covid-19 em São Luís. Além disso, é o terceiro bairro com maior registro de pessoas infectadas. Em número de mortes, as regiões do Centro, Anjo da Guarda, Cohatrac e Primavera Cohatrac aparecem em seguida.

Segundo o epidemiologista Antônio Augusto Moura, a falta de distanciamento social é um dos fatores que podem explicar os números. “É aquele costume que as pessoas da periferia tem de sentar na porta da casa à tarde para socializar com o vizinho. Então é mais uma oportunidade que tenha contato entre as pessoas. A coisa mais difícil agora na pandemia é você não abraçar alguém, isso é uma coisa muito difícil. Então todos esses fatores fazem que um bairro tenha maior prevalência que outro”.

Na última semana, o estado entrou pra fase vermelha em relação a ocupação de leitos. Apesar de muitos dispensarem uso de máscara e outras medidas preventivas, a pandemia ainda não acabou.

“É muito importante a gente alertar a comunidade de que a doença tá ai, a transmissão está reacelerada e a gente precisa tomar essas medidas de prevenção. Usar máscara, procurar ficar em casa a maior parte do tempo, infelizmente manter distância das pessoas, evitar aglomerações, evitar ambientes fechados e lavar as mãos. Tudo isso são medidas fundamentais para que a gente consiga reduzir a proliferação desse vírus”, explicou o epidemiologista.