Featured Video Play Icon

Em entrevista para o Hora D, o Secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, afirmou que novas doses de vacina da covid-19 chegarão ainda esta semana e também detalhou o panorama da pandemia no estado. O secretário espera que até o fim do ano todos estejam vacinados.

“Nós temos previsão de chegada de novas doses ainda essa semana, vindo do Ministério da Saúde, mas infelizmente não está na velocidade que gostaríamos. Houve um problema de planejamento por parte do Ministério na compra das vacinas, mas de fato começamos a vacinar e esperamos que todos estejam vacinados até o fim do ano. Mas isso quer dizer que isso ainda vai levar um ano usando máscaras e tomando essas medidas para evitar a disseminação do vírus na sociedade, sobretudo com o surgimento de mutação do vírus, a exemplo do que aconteceu em Manaus”, afirmou.

Para Carlos Lula, o aumento número de casos está relacionado com as eleições e as festas de fim de ano. “Existem uma série de fatores e já há alguns meses estamos tomando medidas para controlar a disseminação da doença. Mas a falta do uso da máscara e todas festividades que levem a aglomerações tornam fácil a propagação da doença”, disse.

Houve uma reformulação no Sistema de Saúde diante do aumento de casos registrados nas últimas semanas na capital. “Paralisamos algumas consultas e cirurgia e estamos disponibilizamos leitos para covid-19. Aumentamos o números de leitos de UTI no hospital Carlos Macieira, o hospital HCI está todo voltado para covid- 19 e também já ampliamos leitos no Aquiles Lisboa. Também colocamos nossos hospitais regionais à disposição para cuidar da covid-19”, informou.