25.800 pessoas foram vacinadas contra covid-19 em São Luís

O plano de vacinação já imunizou 25.800 pessoas contra a covid-19 em São Luís até a noite desta terça-feira (02).  Neste momento, estão sendo vacinados idosos previamente cadastrados na plataforma “Vacina São Luís”. Idosos entre 75 e 84 sem dificuldade de locomoção são encaminhados pós cadastro ao Centro Municipal de Vacinação. Os idosos com mais de 85 anos estão sendo encaminhados ao drive-thru montado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em dia e horários estabelecidos. 

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão já vacinou 65.040 pessoas. Destes, 58.475 são profissionais de saúde, 269 são idosos institucionalizados, um deficiente institucionalizado e 6.287 indígenas. 110.358 doses foram recebidas e foram distribuídas para os municípios.

Lockdown

Neste terça-feira, defensores públicos entraram com Ação Civil Pública para que o judiciário maranhense determine que o Estado do Maranhão publique decreto, em 48 horas, adotando “restrição total (lockdown) pelo prazo mínimo de 14 dias, enquanto o novo coronavírus continuar em circulação e sempre que os leitos de UTI disponíveis na rede pública ultrapassar o limite de 80% de ocupação”.

O juiz Douglas de Melo Martins, responsável pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos, optou por esperar pela declaração do Estado, Ministério Público e Municípios em relação ao pedido. As partes citadas na decisão possuem até 72 horas para se pronunciarem. O juiz também solicitou uma análise sobre o andamento da pandemia nos próximos dias, no Maranhão.