Featured Video Play Icon

Em entrevista para o Hora D, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, comentou sobre as prioridades da Casa em 2021. As atividades legislativas foram retomadas hoje, em sessão solene no Plenário Simão Estácio da Silveira.

O vereador destacou a importância da parceria com os outros poderes “É preciso entender que, principalmente diante desse cenário de instabilidade, os poderes e as outras instituições devem estar unidos, de forma harmônica, cada uma com sua atribuição, para contribuir com o avanço da sociedade na cidade. E a grande ferramenta para que isso possa acontecer é o diálogo permanente”, afirmou.

Ele ainda ressaltou a importância de fortalecer o municipalismo. “É importante fortalecer o municipalismo, com a troca de experiência, os relatos das atividades realizadas por cada município, afim de fortalecer o parlamento e o municipalismo, entendendo que com união de outros poderes e outras instituições quem irá ganhar é a população”.

Sobre a educação, Osmar afirmou que a grande preocupação do parlamento municipal é o ano letivo, de modo que as crianças do ensino fundamental não sejam prejudicadas diante da pandemia. Para isso, o poder público tem buscado mecanismo para se adequar a essa realidade.

Renovação

Nas Eleições de 2020, a Câmara teve uma renovação parlamentar de 48%. Além disso, pela primeira vez na história da Casa, haverá um mandato coletivo formado por seis co-vereadores.

A nova Mesa Diretora da Casa, eleita no dia 1º de janeiro deste ano, é composta pelos parlamentares: vereador Osmar Filho (PDT), como presidente; vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), como 1º vice-presidente; vereador Paulo Victor (PCdoB), como 2º vice-presidente; vereador Thyago Freitas (DC), como 3º vice-presidente; vereador Octávio Soeiro (Podemos), como 1º secretário; vereador Aldir Júnior (PL), como 2º secretário; vereador Ribeiro Neto (PMN), como 3º secretário; vereadora Karla Sarney (PSD), como 4º secretária; e vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), como a 5º secretária.