Onze pacientes vindos de Manaus que estavam internados no HU-UFMA recebem alta

Onze pacientes de Manaus que estavam internados no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) receberam alta da unidade de saúde na tarde desta quarta-feira (27). Eles estavam lutando contra a Covid-19 e foram trazidos a São Luís há treze dias devido ao colapso no sistema de saúde da capital amazonense.

Dos 39 pacientes de Manaus, apenas oito permanecem na UTI. Sete apresentaram melhora e foram transferidos para a enfermaria destinada a pessoas com o novo coronavírus, três foram transferidos para a enfermaria da clínica geral, um veio a óbito e 20 já receberam alta.

A transferência desses pacientes é de responsabilidade de uma operação coordenada pelo Ministério da Saúde e pela Força Aérea Brasileira (FAB). A ação conta com a parceria do Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), que disponibilizou 205 leitos em nove hospitais universitários federais da rede.

O Amazonas sofre com a falta de leitos para tratar pacientes com a Covid-19, além de insumos, como oxigênio. Devido à crise, pacientes graves têm sido transferidos para outros estados. Além do Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte receberam esses pacientes.